8 Formas de aumentar o tempo de contribuição no INSS
- Beta Previ Consultoria
- 15 de abr. de 2023
- 2 min de leitura
O tempo de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é fundamental para garantir a aposentadoria e outros benefícios previdenciários. No entanto, muitos trabalhadores não sabem como aumentar esse tempo e acabam se prejudicando na hora de se aposentar. Pensando nisso, reunimos algumas dicas. Confira:
1. É possível continuar contribuindo mesmo quando não se está trabalhando formalmente, através da Contribuição facultativa. Nesta modalidade o permite ao trabalhador a manutenção da qualidade de segurado e aumenta o tempo de contribuição.
2. Se o trabalhador atua como autônomo ou profissional liberal, pode contribuir para o INSS como contribuinte individual. Dessa forma, é possível aumentar o tempo de contribuição e garantir a aposentadoria.
3. O Microempreendedor Individual (MEI) também pode contribuir para o INSS e aumentar o tempo de contribuição. Além disso, essa opção também oferece outros benefícios, como a possibilidade de emitir notas fiscais e acesso a linhas de crédito.
4. O trabalhador rural também pode contribuir para o INSS e aumentar o tempo de contribuição. Para isso, é necessário comprovar a atividade rural por meio de documentos, como contratos de arrendamento e declarações de sindicatos.
5. Se o trabalhador deixou de contribuir em algum período, é possível regularizar a situação e aumentar o tempo de contribuição. Para isso, é necessário fazer o pagamento das contribuições em atraso, com acréscimo de juros e multas.
6. O tempo de serviço militar obrigatório também pode ser considerado para efeito de contribuição ao INSS. Para isso, o trabalhador deve apresentar o certificado de reservista ou de dispensa de incorporação.
7. O tempo que você recebeu algum Auxílio-Doença ou Aposentadoria por Invalidez, também deve ser computado, sendo importante para o aumento do tempo de contribuição.
8. O tempo especial nada mais é do que um trabalho exercido sob condições perigosas ou insalubres à saúde do trabalhador. Os trabalhadores que exercem atividades especiais têm direito a uma redução no tempo de contribuição para se aposentar. Para eles, a aposentadoria pode ser concedida após 25, 20 ou 15 anos de contribuição, dependendo da atividade desempenhada.
É importante lembrar que, em alguns casos, é necessário realizar uma análise individual para verificar a possibilidade e as condições de aplicação dessas formas separadas ou conjuntamente e aumentar o tempo de contribuição. Por isso, é recomendável buscar orientação junto a um profissional especializado em previdência social.

Comments