top of page
Buscar

O que é o auxílio por incapacidade temporária do INSS e como solicitar o benefício?

  • Foto do escritor: Beta Previ Consultoria
    Beta Previ Consultoria
  • 3 de mar. de 2023
  • 1 min de leitura

O auxílio temporário é um benefício concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para pessoas que ficam incapacitadas de trabalhar por um período determinado. Ele é destinado a trabalhadores que estão afastados do trabalho por mais de 15 dias consecutivos, em decorrência de uma doença ou acidente, e que necessitam de uma renda para suprir suas despesas enquanto se recuperam.

Para ter direito ao auxílio temporário, o trabalhador precisa estar contribuindo regularmente com o INSS. O benefício é concedido a partir do 16 dia de afastamento, e seu valor é calculado com base na média das contribuições previdenciárias do trabalhador nos últimos 12 salários de contribuição ou, se não houver doze, dos últimos salários de contribuição existentes.

O auxílio por incapacidade temporária vai durar enquanto a perícia do INSS examinar que existe a incapacidade, portanto na ausência de fixação de prazo o benefício cessará após o prazo de 120 dias.

Para solicitar o auxílio temporário, o trabalhador deve agendar um atendimento no INSS, apresentar a documentação necessária e passar por uma avaliação médica para comprovar sua incapacidade de trabalhar. Entre os documentos necessários estão o RG, o CPF, o comprovante de residência, a carteira de trabalho e o atestado médico que comprove a incapacidade temporária.

É importante lembrar que, para ter direito ao auxílio por incapacidade temporária, o trabalhador deve estar contribuindo regularmente com o INSS, caso contrário, ele não terá direito ao benefício. Além disso, o trabalhador deve estar atento aos prazos para solicitar o benefício e para fazer as renovações necessárias, sob pena de perder o direito ao auxílio.

 
 
 

Comentarios


Post: Blog2 Post

QUERO SER INFORMADO!

Obrigadao pela sua inscrição.

O QUE NOS MOVE

"Nossa missão na Beta Previ Consultoria Previdenciária é capacitar nossos clientes a tomar decisões previdenciárias informadas e estratégicas."

"Nossa visão é nos tornarmos líderes reconhecidos no setor de consultoria previdenciária, destacando-nos pelo compromisso inabalável com a excelência, inovação constante e foco. Buscando ser uma referência de confiança na área previdenciária"

“Nossos Valores são: Compromissos com o cliente;  Transparência e Ética; Excelência Profissional; Empoderamento por meio do conhecimento; Inovação e adaptação; Relacionamento em longo prazo; Responsabilidade Social.”

Rua Marino Bruno Regini, 287 sala 10 - Ribeirânia, Ribeirão Preto - SP, 14096-710, Brasil

Beta Previ Consultoria Previdenciária

©2019 by Beta Previ Consultoria Previdenciária.

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
bottom of page